10 maneiras de tornar sua Newsletter um sucesso
- Fernando Bitencourt
- 10 de mai. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2020
Buscando mais engajamento com o seu conteúdo? Só vem!

Você já pensou em potencializar seus resultados apenas conversando com a sua audiência?
Esse não é objetivo principal da newsletter, mas é um deles.
Bora conhecer mais um pouquinho sobre esse assunto.
Afinal, o que é a Newsletter?
O termo vem do inglês e pode ser traduzido como boletim informativo. É utilizado para aproximar a marca da sua audiência, unindo informação útil, direta e transparente, a fim de gerar credibilidade e, claro, retorno em vendas. O consumidor se cadastra e recebe o conteúdo diretamente em seu e-mail.
O periódico se tornou um canal bastante utilizado pelas empresas porque, com certeza, o e-mail é um dos veículos de comunicação mais utilizados e abrangentes. Afinal, as pessoas podem até não ficar o tempo todo online, entretanto, é uma tarefa difícil achar um ser humano que não tenha conta de e-mail, não é verdade? Sendo assim, essa alternativa é realmente poderosa.
Mas, mesmo determinando que esse será o instrumento para atingir quem você quer, existe uma série de possibilidades.
Pode ser que, algumas vezes, a newsletter seja confundida com o e-mail marketing. Contudo, na maioria dos casos, esse material é a porta de entrada para uma grande listagem de marketing via e-mail.
Lembre-se: seu objetivo é a produção e entrega de conteúdo sobre assuntos ligados ao seu nicho de atuação e seus negócios, e, não de modo direto, para vendas.
Que tal a gente ir para as dicas, hein?! Let’s go.
1. Escolha das cores
Um aspecto importante no processo de tornar sua marca reconhecível, está na utilização coerente de imagens da sua marca em todas as suas mensagens. Como os boletins serão uma das formas de manter contato com seu público-alvo, confira se o design de sua newsletter está compatível com a identidade visual da marca.
No esquema de cores, inclua os tons corporativos ou que reflitam a personalidade da sua companhia.
2. Destaque os títulos com ícones
Os ícones são excelentes para ilustrar informações e realçar tópicos em sua newsletter. Inserir ícones junto aos seus títulos atrairá a atenção dos leitores.
Escolha símbolos que se associem ao tema dos seus comunicados. Procure optar por um estilo consistente. Isso vai ajudar o seu design a parecer harmônico.
3. A importância do assunto
Aqui, é o momento de abusar da sua criatividade e, também, de ter empatia: coloque-se no lugar do leitor. O tema da sua newsletter tem tanta importância quanto o seu conteúdo, afinal de contas, é o que todo mundo vê primeiro, o cartão de visita, bem como, o ponto crucial para decidir se vai ou não abrir aquele e-mail.
Lembre-se: o mesmo empenho que você teve para criar o material, deve ter no instante de gerar um assunto para o seu e-mail.
4. Comunicação 'humizada'
Utilize o seu nome ou de alguém da empresa. É comum, hoje em dia, que qualquer pessoa seja bombardeada com publicidade no seu e-mail, tendo autorização da empresa ou por meio do SPAM. Por isso, se a sua newsletter estiver usando apenas o nome da marca, pode ser que ela se torne mais uma no meio da multidão e vá direto para lixeira. A gente não quer isso, né?
Sendo assim, topa humanizar ainda mais a comunicação com o seu público-alvo? Depois de escolher as estratégias, acrescente o seu nome como remetente ou, até mesmo, o nome do representante da sua marca. Isso, além de trazer a sensação de proximidade, gera curiosidade no remetente.
5. Pense, crie e execute sem medo de errar
A gente sabe que existe uma série de evidências de sucesso, porém, produzir e enviar uma newsletter não é igual a receita de um bolo, que é só seguir a sequência, adicionar os ingredientes e chegar ao resultado com sucesso.
Tenha ciência de que o êxito dependerá muito do perfil da sua marca, da qualidade do seu material e do valor agregado a ele. Por isso, não tenha medo de testar.
Se você precisar fazer alterações ou mudanças, vá com calma e faça aos poucos, tá? Esses testes, às vezes, podem até passar despercebidos e serem muito positivos, desde que feitos de forma organizada, com uma etapa de cada vez; assim, o seu trabalho não ficará descaracterizado.
6. Atenção com as imagens
Sem dúvida, as imagens são recursos possíveis e viáveis, que podem, sim, serem utilizadas. No entanto, é necessário pensar bem sobre o seu uso. Nada em excesso faz bem, nem água!
Esse cuidado tem que ser tomado porque alguns provedores de e-mails bloqueiam esses conteúdos ou exigem confirmações para que o leitor tenha acesso às imagens. Sendo assim, esses contratempos podem tornar todo o seu trabalho desperdiçado, e, ainda, reduzir a eficiência do seu material em gerar cliques.
Então, pense bem na união entre texto e imagem. Esse casamento tem de ser perfeito, hein!
7. Elabore um discurso agradável
Não faça essa ferramenta parecer um comunicado interno, uma petição ou um requerimento cheio de formalidades e palavras complexas, só por se tratar de um instrumento empresarial.
Faça o oposto, pense de forma irreverente e aproprie-se das possibilidades em criar uma newsletter incrível, suave e conectada do começo ao fim. Use a possibilidade de investir em alternativas de redação diferenciadas.
Faça com que a leitura do seu material seja prazerosa e, até mesmo, animada (por que não?). Conte uma história agradável, não falando apenas da marca. Abra um canal de comunicação com o seu público e possibilite a reflexão.
8. Quem não gosta de um agrado?
Saiba que com o seu público-alvo não é diferente, sendo assim, uma boa alternativa para fidelizar os seus leitores é oferecer descontos, brindes e benefícios para aqueles que clicarem ou interagirem de alguma forma com a sua marca, de acordo com o seu planejamento estratégico de marketing.
Para experimentar essas ações, comece oferecendo algum benefício e acompanhe o desempenho. Em seguida, vá aprimorando até encontrar modelos que atinjam os desejos e necessidades dos seus receptores.
9. A famosa Call to Action (ou CTA para os mais íntimos)
Você já sabe que para ter uma newsletter de sucesso na sua organização, precisa ter as estratégias e objetivos bem traçados.
Insira a sua call to action (ou chamada para ação) no decorrer do texto, assim, você receberá mais cliques e poderá potencializar os seus resultados.
Muitas vezes, a CTA aparece apenas no final do texto, mas, pense: o mundo tá tão dinâmico que, talvez, rolar o e-mail até o final se torne algo relativo e a sua marca perca cliques preciosos.
Para que isso não ocorra com você, não tenha medo de adicionar esse caminho em diferentes partes do texto, tá?
10. Frequência de envio
É necessário ter frequência nos envios, a fim de que o conteúdo registre cada vez mais acesso, e, até, se torne esperado por aqueles que os recebem. Alguns profissionais sinalizam que os extremos, tanto para mais como para menos, podem ser negativos.
Algumas marcas enviam newsletters diariamente, mas esse é hábito deve ser analisado com cautela. Cada caso é um caso, não é verdade? Afinal, encher a caixa de e-mail pode ser cansativo para quem recebe o conteúdo. Agora, para quem atrasa muito, o risco é o período de esquecimento, a inércia. O recomendado é testar, medir e alcançar a periodicidade padrão para o seu público.
Bom, agora que você já sabe como tornar a sua newsletter eficiente, que tal aplicá-las em seus boletins e contar para nós o que achou?
Até qualquer hora!
Comments